top of page

Institutos da CAFIS

"Fora da Caridade não há salvação" (Capítulo 15 O.E.S.E)

Instituto da Criança

Evangelização Espírita Infantil

IMG-20230220-WA0049.jpg

“A Criança ainda é o sorriso do futuro na face do presente. Evangelizá-la é, pois, espiritualizar o porvir, legando-lhe a lição clara e pura do ensinamento cristão, a fim de que, verdadeiramente, viva o Cristo nas gerações de amanhã.” Francisco Spinelli

A Importância da Evangelização Infantil

"É possível a renovação do mundo em que habitamos, além da reforma interior de cada um para o bem, sem darmos à criança de hoje o embasamento evangélico?

Sem a renovação espiritual da criatura para o bem, jamais chegaríamos ao nível superior que nos compete alcançar. Ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz do Cristo, é cooperar na construção da reforma santificante da humanidade, na direção do mundo redimido de amanhã." (Emmanuel, Encontros no Tempo, 5. ed., perg. 42)

 

Por que o período infantil é o mais importante para a tarefa educativa?

“Encarnando, com o objetivo de se aperfeiçoar, o Espírito, durante esse período, é mais acessível às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir os incumbidos de educá-lo.” (Allan Kardec, O livro dos Espíritos,76. ed., perg. 383).

“A delicadeza da idade infantil os torna brandos, acessíveis aos conselhos da experiência e dos que devam fazê-los progredir. Nessa fase é que se lhes pode reformar os caracteres e reprimir os maus pendores.” [...]. (Allan Kardec, O livro dos Espíritos, 76. ed., perg. 385).

Instituto do Jovem

Evangelização do Jovem

Jovens CAFIS.jpeg

O Instituto do Jovem é um departamento da Casa Espírita que visa atender, evangelizar e acompanhar o jovem, a partir de 12 anos. Proporciona à juventude um espaço participativo, criativo e de interação cristã. Dividi-se em duas ações: formação da mentalidade cristã do jovem e a especialização de trabalhadores para a Evangelização Juvenil.

Mocidade Espírita

A Mocidade é o Núcleo de Trabalho do Instituto do Jovem que irá atender, acompanhar e direcionar o jovem, a partir de 12 anos, nas atividades da Casa Espírita, bem como propiciar trocas de experiências e oportunidades de contribuições dos jovens para a própria Mocidade e para o Centro Espírita que estão vinculados. Propõe em seu trabalho, cursos, atividades práticas, oficinas de arte e recreação, atividades de reforma íntima e alegria cristã que visam enriquecer o patrimônio espiritual do jovem e prepará-lo para as atividades do Centro Espírita, fortalecendo-o na atual encarnação. Sendo ainda um núcleo onde formará amigos/companheiros para a sua jornada terrestre. A seguir vamos conhecer Núcleo de Mocidade, seus aspectos doutrinários e pedagógicos. “A mocidade tem capital importância, porque é a primeira orientação para o destino; nela, o esquecimento do passado é completo; este não existe mais, e todas as suas potências estão voltadas para o futuro. Eis por que os moralistas e os educadores concentraram sua experiência e seus esforços nesse prefácio da vida humana [...].” (Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 200).

Instituto do Esclarecimento e Família

allan_kardec_edited.jpg

“Há necessidade de iniciar-se o esforço de regeneração em cada indivíduo, dentro do Evangelho, com a tarefa nem sempre amena da auto-educação. Evangelizando o indivíduo, evangeliza-se a família; regenerada esta, a sociedade estará a caminho de sua purificação, reabilitando-se simultaneamente a vida do mundo.” Emmanuel

O que é o Instituto do Esclarecimento e Família?

O Instituto do Esclarecimento e Família é responsável pela evangelização do adulto e da família na Casa Espírita. Esclarecendo, amparando, consolando, visa formar a mentalidade cristã renovada no Evangelho de Jesus Cristo, que ilumina, engrandece e redime o Espírito.


Prepara trabalhadores para atuarem no esclarecimento ao público através da palavra falada, na orientação cristã no lar, nos cursos sistematizados, na evangelização do adulto e da família, no apoio à reforma íntima e no incentivo ao conhecimento edificante contido nos livros espíritas.

 

Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?

“Nos tempos atuais, todo o trabalho de quantos se devotam à disseminação das teorias espiritistas deve ser o de colaboração com os estudiosos da Verdade. Não é o desejo de proselitismo ou de publicidade que os deve animar, porém, a boa-vontade em cooperar com os seus atos, palavras e pensamentos, a favor da grande causa.

Todos nós objetivamos, com a nossa árdua tarefa, ampliar o conhecimento humano, com respeito às realidades espirituais que constituem a vida em si mesma, a fim de que se organize o ambiente favorável ao estabelecimento da verdadeira solidariedade entre os homens.” (Emmanuel, Emmanuel, 13. ed., p. 183).

Instituto da Caridade

Apertos de mão

“[...] porquanto, tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; careci de teto e me hospedastes; - estive nu e me vestistes; achei-me doente e me visitastes; estive preso e me fostes ver.” Jesus

O que é o Instituto da Caridade?

O Instituto da Caridade objetiva a formação de trabalhadores especializados para atuarem em todos os setores de assistência e promoção social da Casa Espírita e Postos de Assistência, bem como a promoção da família, por intermédio da educação pelo trabalho, ministrando cursos de laborterapia e profissionalizantes; reeducando pelas escolas de assistência ao alcoolista, aos de dependência química e problemas do sexo; à prevenção de suicídios e fobias, além do amparo à maternidade e ao idoso.

Por que implantar esse Instituto na Casa Espírita?

“Envidar esforços, hoje e agora, em favor do esclarecimento das consciências humanas; contribuir com amor em prol da solidariedade entre as criaturas; ceder ao bem todos os investimentos possíveis; perseverar nos ideais relevantes e enobrecedores; zelar pela ordem e viver a caridade sob a meridiana luz do Evangelho desvelado pela Doutrina Espírita são compromissos e deveres de todos aqueles que confiamos na Vida e anelamos pelo bem na Terra como etapa próxima de ventura para todos.” Aristides Spínola (Espíritos Diversos, Terapêutica de emergência, 2. ed., p. 41-42).

O que é o Instituto da Divulgação?

divulgacao.png

O Instituto da Divulgação é uma área de suma importância na estrutura de funcionamento de uma Casa Espírita.
Cada Instituto, dentro das atribuições que lhes são peculiares, cumpre uma função específica, que integrada uma à outra, propicia diversos benefícios pela evangelização, assistência e promoção social , socorro espiritual, etc.
Compete ao Instituto da Divulgação tarefas relevantes concernentes à propagação do Espiritismo.

Por que divulgar o Espiritismo?

Divulgar os ensinamentos espíritas ao público que voluntariamente procura a Casa Espírita é tarefa nobre, mas ir ao encontro daqueles que ainda não conhecem a Doutrina é tarefa fundamental. O Espiritismo é uma Doutrina que deve ser levada a todos.

“Não escutais já o ruído da tempestade que há de arrebatar o velho mundo e abismar no nada o conjunto das iniquidades terrenas? Ah! bendizei o Senhor, vós que haveis posto a vossa fé na sua soberana justiça e que, novos apóstolos da crença revelada pelas proféticas vozes superiores, ides pregar o novo dogma da reencarnação e da elevação dos Espíritos, conforme tenham cumprido, bem ou mal, suas missões e suportado suas provas terrestres.

Não mais vos assusteis! As línguas de fogo estão sobre as vossas cabeças. Ó verdadeiros adeptos do Espiritismo!... sois os escolhidos de Deus! Ide e pregai a palavra divina. É chegada a hora em que deveis sacrificar à sua propagação os vossos hábitos, os vossos trabalhos, as vossas ocupações fúteis. Ide e pregai. Convosco estão os Espíritos elevados.” (Allan Kardec, O Evangelho Segundo o Espiritismo, 113. ed., p. 312).

Instituto da Mediunidade

CHICOxavier-800x491.png

“Cada templo espírita deve e precisa possuir a sua equipe de servidores da desobsessão, quando não seja destinada a socorrer as vítimas da desorientação espiritual que lhe rondam as portas, para defesa e conservação de si mesma.” André Luiz

Jesus, o excelso Médium de Deus?

Com Jesus, o Excelso Médium de Deus, que favoreceu o intercâmbio entre os dois mundos, a mediunidade recebeu a diretriz do amor e da caridade.
Estabeleceu-se com Ele e os discípulos a era da Mediunidade alicerce de todas as realizações do Cristianismo, através dos séculos e também das atividades do Espiritismo evangélico. Por seu intermédio as luzes do plano superior são derramadas inspirando os trabalhadores de boa-vontade. Bendita porta de comunicação com a esfera Maior que possibilita a condução superior e o amparo divino!
Apresentamos aqui uma proposta de organização dos trabalhos mediúnicos da Casa Espírita tendo em vista a necessidade de formação e especialização mediúnica.

O que é o Instituto da Mediunidade?

 

O Instituto da Mediunidade é o responsável pela organização, orientação e acompanhamento das atividades e cursos mediúnicos da Casa Espírita, possuindo diversos Núcleos de Trabalho.
Somente se vincula a este Instituto o trabalhador que esteja assiduamente participando dos cursos em um dos Institutos (da Criança, do Jovem, da Caridade, do Esclarecimento e Família, da Divulgação), e nas atividades práticas.

© 2024 Casa da Fraternidade e Centro Espírita Irmã Scheilla. "Deus, Cristo e Caridade"

  • TVMDE
  • Facebook ícone social
  • Instagram
bottom of page