Conheça a CAFIS
Casa da Fraternidade e Centro Espírita Irmã Scheilla

A Casa da Fraternidade e Centro Espírita Irmã Scheilla – CAFIS é uma organização social, filantrópica e religiosa sem fins lucrativos fundada em 09 de dezembro de 2001, cujo objetivo é dar as pessoas carentes, gratuitamente, assistência material, moral, espiritual e evangélica, sob ênfase do estudo e divulgação da Doutrina Espírita embasados nos princípios evangélicos ensinados por Jesus Cristo e dentro da codificação de Allan Kardec.
Oferecemos apoio incondicional à sociedade, dando assistência aos mais carentes sob todos os pontos de vista, inclusive a assistência espiritual, tão necessitada em nossos dias atuais.
Para tal, a CAFIS possui estrutura própria onde são oferecidos cursos de evangelização, tratamento espiritual, distribuição de cestas, curso para gestantes, oficina de costura, aula de capoeira, dentre outras atividades.




Nossa História
O Sr. Jaime, fundador da CAFIS, encontrou nas imediações de Trindade, campo de trabalho no atendimento às pessoas mais humildes, imensamente necessitadas em todos os sentidos da vida.
Assim, ele decidiu fundar uma casa acolhedora e fraterna a qual propiciasse trabalhos em prol da elevação do ser humano e que pudesse prestar assistência a toda comunidade através da implantação de projetos sociais. O objetivo inicial não era apenas saciar a necessidade material, mas também fornecer mecanismos de orientação e desenvolvimento da consciência social elevando a estima e dignidade de tantos.
Os primeiros passos foram dados com a implantação de inúmeras atividades sociais tais como: capoeira, aula de violão, reforço escolar e outros. Contudo, novos horizontes se abriram quando em meados de 2006, a CAFIS, em parceria com o governo municipal de Trindade, resolveu ceder seu espaço físico para a instalação de uma sala de aula do 1ª série do ensino fundamental.




Assim, de segunda à sexta-feira a única sala da CAFIS era utilizada como escola, e aos sábados as 04 salas da Escola Municipal José Felício Sobrinho eram utilizadas para a realização de várias atividades da instituição.
As necessidades daquela região e da própria CAFIS possuem raízes mais profundas. Tornava-se necessário o desenvolvimento individual e coletivo da muitas famílias da região, com cursos regulares do ensino primário, cursos profissionalizantes, tantas outras atividades que uma casa bem estruturada pode oferecer.
Neste sentido, veio a decisão do grupo de iniciar o projeto da construção de outras 06 salas de aula, tendo como objetivo principal a promoção do bem estar social e desenvolvimento espiritual daquelas pessoas, que não tiveram ainda oportunidades de conseguir uma vida mais digna, por faltar-lhes uma assistência global consistente.
A nossa obra de ampliação foi projetada para ocupar uma área de 340 m2 construída em dois pavimentos. Um sonho que se concretizou no ano de 2010 e contou com o apoio de vários mãos anônimas.
Atualmente a nossa missão é aumentar ainda mais a prestação de serviços assistenciais para toda a comunidade local.

A CAFIS é um legado de amor e fraternidade, transformando vidas através da caridade e da educação.
Sobre o fundador

Jaime Máximo da Costa, nascido na cidade de Nerópolis, veio à luz do mundo no seio de uma família humilde, filho de Constância Máximo da Costa e Antônio Alves da Costa. Sua jornada na vida foi marcada por desafios, mas também pela determinação de fazer a diferença no mundo.
Jaime cresceu em meio a cinco irmãos, em uma realidade muito simples. Recordava para os íntimos, com humildade, os dias em que caminhava sete quilômetros a pé para a escola, na época do ensino fundamental, onde a sua merenda se resumia a feijão com farinha. Essa infância humilde moldou seu caráter e o ensinou a valorizar as pequenas coisas da vida.
Jaime se tornou dirigente do Centro Espírita Irmã Sheilla, localizado na Vila Abajá, em Goiânia. Ali, ele compartilhou sua fé e amor ao próximo com a comunidade, tornando-se um pilar de esperança para muitos.
No ano de 2001, ele tomou uma decisão que mudaria o rumo de sua história e de sua família. Levou sua esposa Cleide e seus filhos, Anderson e Allan, para realizar um culto do Evangelho no Lar em um local desconhecido por eles. Após a realização desse culto, Jaime anunciou que ali seria o ponto de partida para a construção de um pronto-socorro da família, um legado para um mundo melhor.
Assim nascia o núcleo Casa da Fraternidade e Centro Espírita Irmã Scheilla, no Jardim Marista, em Trindade. Jaime adquiriu dois lotes iniciais, lotes 5 e 6. Iniciou-se assim a construção do espaço físico, porém ele não apenas ergueu o edifício, mas também estabeleceu a pessoa jurídica da instituição, doando esses lotes para que o projeto se concretizasse.
A primeira atividade realizada no local ocorreu em setembro de 2002, com a oferta de aulas gratuitas de capoeira, ministradas pelo professor Weber, também conhecido como professor Jockey do Grupo Abadá. Essa iniciativa representava o início de uma jornada de ajuda à comunidade, reforçando o compromisso de Jaime com o bem-estar dos outros.
O Natal de 2002 foi marcado por um evento singelo, com poucas crianças, mas já demonstrava o embrião da Casa da Fraternidade, uma célula de generosidade que estava começando a se formar.
Em janeiro de 2003, Jaime precisou passar por uma cirurgia e em 23 de junho de 2003, ele nos deixou, mas seu legado de amor, solidariedade e compaixão continua vivo através da instituição que ele fundou.
Jaime Máximo da Costa é lembrado não apenas como alguém que superou desafios e adversidades, mas também como um homem que, com sua fé e generosidade, construiu uma Casa da Fraternidade que serve como farol de esperança para todos que dela se beneficiam.
Seja um amigo da CAFIS
E ajude várias famílias!
Casa da Fraternidade e Centro Espírita Irmã Scheilla

Chave PIX - CNPJ
05.032.671/0001-58
Banco: CAIXA ECONÔMICA
Agência: 2079
Conta: 729810541-9

